Nordeste é responsável por 41% do faturamento da empresa
Por Amanda Pessoa
O Grupo Baram, empresa do ramo de equipamentos para construção civil, que possui sede no Rio Grande do Sul, inaugura em setembro unidade em Fortaleza. O grupo, que já possui filiais nas cidades de Salvador e Recife, vê a capital cearense como ponto de acesso à região Norte. A expectativa é uma sequência de crescimento do setor no Nordeste. Para falar mais sobre os investimentos e visão estratégica da empresa, o portal InvestNordeste entrevistou por telefone o diretor-presidente da Baram, Josely Rosa.
InvestNE - O Nordeste tem sido um dos mercados mais aquecidos no setor de construção civil. Qual o desempenho das filiais nordestinas? Quanto estas filiais representam no geral da empresa?
Josely Rosa - Desde o segundo semestre do ano passado vem num crescente, quando a gente começou abrindo uma filial em Salvador, depois abriu uma em Recife e agora no mês de julho começamos a de Fortaleza. Temos a expectativa no mercado da construção civil no Nordeste, que não tenha crescimento só no segundo semestre de 2012, e sim uma sequência de crescimento nos próximos meses. As três filiais que temos hoje representam cerca de 41% do faturamento do grupo.
IN -Vocês disseram que Fortaleza é considerada uma cidade estratégica. Qual o motivo?
JR- Pela questão geográfica, de está próxima a grandes centros como, por exemplo, Natal, São Luis e ter acesso à região Norte, a qual é nosso próximo objetivo no mercado nacional.
IN - Qual tipo de equipamentos serão produzidos na filial de Fortaleza? Esta filial atenderá apenas ao mercado local?
JR - A princípio, são elevadores de cremalheira e gruas de pequeno porte. Esta filial atenderá a região do Rio Grande do Norte e até uma parte da região Norte, porque nessa região não temos filiais e vamos operar por meio dessa unidade.
IN - Quanto a empresa espera faturar com essa unidade? Existem metas? Quais são?
JR - Pretendemos em torno de 16% do faturamento planejado. Por ser uma filial recém-estabelecida deveremos colocar uma meta nos próximos dias, estamos fazendo parcerias com locadoras de equipamentos da região.
IN - Muitas empresas têm escolhido o Nordeste para expansão, e muitas delas com sede no Sul. Qual a principal razão disso na visão estratégica da empresa?
JR - Devido ao grande número de obras da região. O Nordeste até alguns anos atrás era estagnado na construção civil. Ele tinha poucas obras, e nos últimos três, quatros anos ele é a região que mais lança obras. Talvez devido por ser um território grande e ter bastante incentivo do governo, para a questão de novas obras, novos lançamentos.
IN - Falando em desempenhos, qual o rendimento da Baram no primeiro semestre? Qual a expectativa para 2012?
JR - Em relação ao segundo semestre de 2011, nós tivemos um incremento de 22%. Começamos o ano com a expectativa de crescer próximos aos 45% em relação ao ano passado.
IN - Quando será a inauguração da filial Fortaleza?
JR - A filial já está em obras, ela deve ser inaugurada oficialmente durante o mês de setembro, ainda não temos a data definida.