sexo gratis sexo

InvestNE - "O seu portal de investimento e informações do nordeste".

Pesquisar

Pesquisar


Tamanho da Fonte

Quarta-feira, 23 de abril de 2014

Hotnews

< Playback Play >

Funceme realiza Workshop Internacional e revela prognostico da quadra chuvosa de 2012

Por Redação
Sexta, 13 de Janeiro de 2012 15:08
Imprimir PDF E-mail

Evento será realizado entre os dias 16 a 20 de janeiro pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos



Em sua 14ª edição, o Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino, a ser realizado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) entre os dias 16 e 20 de janeiro, promoverá uma discussão sobre 'O Contexto Atual da Meteorologia no Brasil', reunindo pesquisadores e gestores das principais instituições do País. Além disso, a programação do evento também inclui um curso sobre Salinidade e Umidade do Solo a partir de dados do satélite SMOS. Ao fim dos trabalhos, no dia 20, será divulgado o prognóstico oficial para a quadra chuvosa de 2012 no Ceará.

Satélite

Logo na manhã da segunda-feira, (16), na sala de treinamento da Funceme, será iniciado o Curso sobre dados específicos de salinidade e umidade do solo medidos por satélite. As aulas serão ministradas também por professores da Agência Espacial Europeia (ESA), instituição parceira da Funceme no evento. As atividades seguirão até o dia 18.


Painel de debates

Neste ano, o XIV Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino, além das considerações necessárias para que seja traçado o prognóstico da estação chuvosa no Ceará, trará para Fortaleza uma discussão qualificada e oportuna para muitos segmentos da sociedade: 'O Contexto Atual da Meteorologia no Brasil'. O painel de debates será iniciado na manhã da terça-feira, 17 de janeiro, no Hotel Oásis Atlântico Imperial (Av. Beira Mar, 2.500 – Meireles). As mesas redondas, que seguem até o dia 18, reunirão importantes nomes e instituições do setor no País.


Prognóstico
No dia 19, quinta-feira, na Funceme, representantes dos Centros Estaduais de Meteorologia dos estados no Nordeste, além de CPTEC/INPE, INMET, Instituto Internacional de Pesquisas do Clima e da Sociedade (IRI – EUA) e Escritório de Meteorologia do Reino Unido (UK Met Office) vão elaborar o documento da previsão climática para os meses de fevereiro, março, abril e maio (correspondentes à estação chuvosa no semiárido Nordestino, incluindo o Ceará). Nele serão apontadas as probabilidades de cada categoria referente ao período chuvoso no Estado (em torno da média histórica, acima da média e abaixo da média). É importante lembrar que a média de precipitação no Ceará entre fevereiro e maio é de 750mm a 800mm.

O resultado do prognóstico oficial será divulgado em apresentação para a imprensa, convidados e usuários, às 9h do dia 20 de janeiro, sexta-feira, no auditório da Funceme (Av. Rui Barbosa, 1246 – Aldeota).


Adicionar comentário

Seu apelido/nome:
seu email:
Seu estado: Seu website:
Assunto:
Comentário:

Notícias em Destaque


Rua Dr. José Lourenço, 870 - Salas 505 a 508 - Edifício Consorte
Aldeota - Fortaleza/CE
CEP: 60.115-280
Fone ( 85) 3088.5504 / Fax ( 85) 3133.7751
comercial@investne.com.br
luizcarlos@investne.com.br

Fim da Página