O banco central do Brasil, também conhecido como Bacen, é responsável pelo controle das instituições financeiras brasileiras. Por essa razão, em caso de problemas com o seu banco o cliente pode usar os canais de atendimento do Bacen Reclamação para apresentar a sua reclamação. Continue acompanhando os próximos tópicos deste post para saber como fazer uma reclamação no Banco Central.
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Bacen Reclamação
Uma vez que os bancos nacionais são supervisados pelo Bacen, os problemas enfrentados diariamente pelos consumidores em relação aos serviços oferecidos pelas instituições financeiras, devem ser também apresentados pelos canais de atendimento Bacen.
Dessa forma, este órgão consegue garantir os direitos dos consumidores de serviços financeiros em sua relação com os bancos nacionais. Você pode contatar também o SAC Olé.
Quando fazer uma Reclamação no Banco Central?
Bem, antes de apresentar a reclamação diretamente no Banco Central, é recomendado que o consumidor primeiro apresente a sua questão no seu banco de modo a resolver o problema amigavelmente.
Agora, se a sua reclamação não for respondida no contato anterior, você ainda poderá entrar em contato com a ouvidoria por telefone ou outro meio disponibilizado pela instituição. Por lei, os bancos são obrigados a ter uma linha 0800 para abrir espaço em sua ouvidoria.
Note que a apresentação da reclamação no Banco Central não influencia na resolução de seu caso em especifico. Assim sendo, você pode apresentar a sua reclamação no Bacen a qualquer momento, no entanto, não espere resposta. Vantagens da Bacen Reclamação
Bem, conforme já mencionamos anteriormente, registar a sua reclamação junto ao Bacen não quer dizer que o problema será resolvido. No entanto, quando esta informação é apresentada ao Banco Central, serve de ajuda na fiscalização do sistema financeiro e implementação de iniciativas do Bacen que visam a melhoria do atendimento ao consumidor pelos bancos. Contate também o Banco Next Telefone e o telefone Banco do Brasil para qualquer reclamação.
Como Fazer uma Reclamação no Banco Central
A reclamação pode ser apresentada no Banco Central de 3 formas distintas. Primeiro você pode recorrer a central de atendimento pelo telefone 0800-9792345, ou ainda enviar uma carta para o endereço da instituição que é:
- BC – SBS Quadra 3 Bloco B – Ed. Sede – Caixa Postal: 08670 – CEP 70074-900 – Brasília – DF.
Além disso, os clientes de bancos Brasileiros com registo nessa instituição podem apresentar a sua reclamação por via da internet seguindo as etapas abaixo:
- Entre no site oficial do Banco Central por ESTE LINK;
- Em seguida escolha a opção de acesso que funciona melhor no seu caso – pode ser por meio da conta gov.br ou através do Sisbacen/Registrato. Se você não possui nenhuma dessas contas, clique em <<Cadastrar>> para criar uma.
Bacen Reclamação – O que é necessário para Reclamar?
Não existem requisitos específicos para a apresentação da reclamação no Banco Central. Tudo o que o consumidor precisa fazer ao submeter a sua insatisfação, é explicar a mesma com detalhes, indicar o banco e o restante das informações solicitadas.
Telefone Bacen Reclamação Ouvidoria
A ouvidoria do Banco Central está ao dispor dos consumidores de serviços bancários nacionais para a apresentação de reclamações. Atualmente o telefone da ouvidoria é o 145, e as ligações para o número são gratuitas.