Os beneficiários de algum benefício trabalhista ou social, que não possuem conta na Caixa Econômica Federal, precisam ter o chamado cartão cidadão, para ter acesso ao seu benefício, como FGTS, Bolsa Família e Seguro Desemprego. Mas e se acontecer do beneficiário ter o seu Cartão Cidadão Cancelado, o que fazer?
Com esse cartão o beneficiário pode sacar seu benefício diretamente em uma casa lotérica ou agência da Caixa Econômica Federal.
O cartão é administrado e emitido diretamente pela Caixa Econômica Federal, e todos os assuntos relacionados com o cartão são tratados diretamente na Caixa.
Há casos em que o beneficiário tem o seu cartão cidadão cancelado, sendo necessário recorrer à Caixa para que não fique sem o seu benefício.
Conteúdo
Cartão Cidadão Cancelado – Motivos
O cartão cidadão pode ser cancelado por alguns motivos, entre eles:
- Falta de uso do cartão, em casos onde o beneficiário não usa o cartão por um longo período de tempo nem para fazer consultas nem saques;
- Quando o cartão é perdido e é aberto um boletim de ocorrências, sendo que nesse caso ele é cancelado na mesma hora;
- Quando o cartão é danificado e o próprio beneficiário solicita o cancelamento para poder emitir a segunda via cartão cidadão;
- Por alguma irregularidade no cadastro do cidadão ou suspeita de fraude.
O que fazer
Se você teve o seu cartão cidadão cancelado, não se desespere. Ainda assim é possível solicitar uma segunda via e também sacar seus benefícios, indo diretamente a uma agência da Caixa Econômica.
A solicitação da segunda via é simples e feita da mesma forma de quando se emite o cartão cidadão pela primeira vez.
O recomendado é que a segunda via seja solicitada já no momento em que o beneficiário percebe que seu cartão foi cancelado, para evitar que não possa receber seu benefício.
Como Reativar o Cartão Cidadão
Para reativar o cartão cidadão é necessário emitir uma segunda via, ou caso tenha apenas esquecido a senha do cartão cidadão, o recomendado é tentar recuperar essa mesma antes. Para emitir a segunda via de seu cartão cidadão é necessário que o beneficiário:
- Ligue para a Central de Atendimento ao Cidadão através do Telefone Caixa Econômica: 0800 726 0207 ou;
- Compareça diretamente na agência da Caixa Econômica mais próxima de sua residência;
- Informe o ocorrido com a primeira via de seu cartão e o cancelamento;
- Solicite a segunda via do cartão cidadão.
Quem tem direito ao Cartão Cidadão?
Para ter direito ao cartão cidadão é necessário se enquadrar nos requisitos abaixo:
- Ser beneficiário de algum benefício social ou trabalhista, como FGTS, Bolsa Família, Abono Salarial e outros;
- Não possuir uma conta corrente ou conta poupança ativa na Caixa Econômica Federal.
✅ Você pode também: Consultar RG Online, e saber se seu documento esta em dia.
Como Sacar Benefício
Caso o seu cartão tenha sido cancelado, seu benefício liberado e a segunda via ainda não esteja com você, não se preocupe: você pode sacar o seu benefício apenas com seu documento de identificação. Para isso é necessário:
- Comparecer a uma agência da Caixa Econômica;
- Ir para o caixa de saques;
- Apresentar um documento oficial com foto.
Esse procedimento não pode ser realizado em lotéricas, pois em lotéricas é necessário estar portando o cartão cidadão.