O CPF infantil é um documento que pode ser obtido desde que requisitado por pais ou responsáveis pela criança. O CPF é o cadastro de Pessoa Física. Se trata de um documento emitido pela Receita Federal do Brasil, e é de suma importância para todos os brasileiros. No entanto, é comum que ele seja emitido apenas quando se completa 18 anos.
Mas, aqui daremos dicas sobre como fazer o CPF infantil. Lembrando, porém, que para crianças ele é um documento opcional, e cabe aos responsáveis decidirem se querem obter a documentação.
CPF Infantil Correios
É possível conseguir o CPF para crianças nos Correios. Nesse caso, é necessário comparecer em uma agência portando o registro de nascimento da criança. Veja o passo a passo:
- Vá até a agência dos correios;
- Pague a taxa de R$ 7,50 para obter o documento;
- Leve os documentos de registros: identidade ou certidão de nascimento.
Assim você terá acesso ao CPF com mais facilidade. Se preferir, anote os documentos para não esquecer nada. Verifique no tópico a seguir quais documentos precisam ser apresentados no ato da solicitação.
Não deixe de conferir também:
Como Fazer CPF Infantil
Para fazer o CPF infantil é preciso ser pai ou responsável pelo menor que vai se cadastrar para receber o documento. O passo a passo é:
- Pelo seu computador acesse o site da Receita Federal;
- Insira os dados solicitados e envie;
Feito isso é só prosseguir com os passos informados na tela. É tudo muito simples e o documento é cadastro virtualmente.
Para fazer o CPF de crianças, os adultos responsáveis pelo menor de idade precisam apresentar os seguintes documentos:
- Certidão de nascimento ou;
- Documento de identificação com foto da criança;
- Documento de identificação com foto dos pais, tutor(er), curador ou responsável pela guarda;
- Documento de comprovação da tutela, cautela ou guarda.
Reúna todos os documentos antecipadamente para dar entrada na solicitação de emissão do CPF para crianças.
Imprimir CPF Infantil
Uma vez que você tenha enviado os dados, é possível imprimir o CPF infantil, que agora não é mais emitido em cartão como antigamente.
É importante imprimir para ter o CPF Online em mãos quando necessário. Para isso, o passo a passo é:
- Entre no site da Receita Federal;
- Insira as informações da criança conforme solicitado e clique em enviar.
Depois aparecerá a certidão de que há um registro de CPF para esses dados. Você pode salvá-la em seu computador ou emitir a impressão conforme preferir.
CPF Infantil 2° Via
O mesmo passo anterior é o que deve ser feito para obter uma nova via de um CPF que já existe. Portanto, faça o seguinte:
- Entre no site da Receita Federal;
- Insira as informações da criança conforme solicitado e clique em enviar.
Como o CPF agora é digital, não há mais um cartão azul como antigamente. Somente com os dados obtidos na pesquisa você já pode comprovar que a criança tem o CPF infantil.
Providencie o CPF infantil para seu filho e tenha facilidade na emissão de outros documentos, como Passaporte. Mesmo não sendo obrigatório, esse é um documento bastante importante.